≡ Menu

Empréstimo para negativados: como funciona e como conseguir o emprestimo

Com a crise econômica e o aumento do desemprego o número de endividados e negativados só aumentou no Brasil. Segundo o SPC Brasil, chagamos a quase 60 milhões de pessoas com “nome sujo”. Para esses casos o número de financeiras que fazem empréstimo para negativados caiu muito. Mesmo assim ainda é possivel conseguir empréstimo com nome sujo e até mesmo cartão de credito com nome sujo.

O que é empréstimo para negativado?

Quem tem nome sujo significa que seu CPF está registrado em no SPC ou SERASA que são órgãos de restrição de crédito. Isso ocorre quando se deixa de pagar alguma conta por algum motivo. Quando o nome está negativado fica mais difícil conseguir financiamentos, empréstimos e parcelar contas.

Antes de fazer o empréstimos os bancos e financeiras fazem uma consulta no SPC ou Serasa. Caso seu nome possua alguma restrição as empresas entendem que você não é um bom pagador e que o risco de inadimplência é alto. Fica também mais difícil de conseguir empréstimos e financiamentos.

Só que é exatamente nesse momento em que o negativado mais precisa de crédito para pagar as contas e limpar o nome. Algumas financeiras que não fazem consulta aos órgãos de proteção ao crédito (SPC/Serasa/CCF) oferecem crédito pessoal para negativados, mas é importante levar em consideração alguns pontos antes de fazer o pedido do empréstimo.

Empréstimo para negativado, quando fazer?

emprestimo para negativado

Antes de pegar um empréstimo para negativado, consulte bem as instituições, os juros aplicados e se você tem condições de pagar as parcelas. Como os juros costumam ser elevados, o empréstimo para negativado é uma opção indicada para emergências e soluções imediatas.

Embora nem sempre tão vantajosas, ao recorrer a essas linhas de crédito, é possível quitar as dívidas e limpar o nome. O cuidado deve ser para não se endividar ainda mais.

É importante procurar por empréstimos com mais prestações e valores menores e avaliar com cautela a parcela que cabe no bolso. Somente faça uma negociação que possa manter ao longo do tempo. É importante também ficar atento para oportunidade de portabilidade de dívida para bancos com taxas menores.

Quando não fazer um empréstimo para negativado

O empréstimo para negativado geralmente possui juros bem elevados. Se não tiver certeza que conseguirá pagar as parcelas, o empréstimo não é uma boa opção, pois há chances de se endividar ainda mais.

Além do planejamento financeiro por causa dos altos juros, é importante tomar cuidado para não cair em golpes. Empresas fraudulentas geralmente requerem que se faça um depósito antecipado e desaparecem com o dinheiro.

Não acredite em soluções e propostas tentadoras sem antes se certificar diretamente com a instituição. Criminosos se identificam como instituições sérias, por isso, evite responder e-mails desconhecidos.

Outras opções para negativados

As instituições financeiras ficam mais cautelosas para liberar um empréstimo para quem está com o nome sujo e acabam dificultando a aprovação do crédito pessoal. Porém, existem outras opções de crédito para negativados no mercado.

Atualmente, estão disponíveis  três tipos de crédito para negativados: o empréstimo consignado, o refinanciamento de imóvel e o de veículo.

  • Empréstimo consignado

Aposentados, pensionistas e servidores públicos têm a opção do empréstimo consignado mesmo se estiverem negativados. Nesse caso, o pagamento é descontando da folha de pagamento ou, no caso de aposentados ou pensionistas, diretamente do benefício do INSS.

Como os bancos e financeiras têm a garantia do pagamento, esse tipo de empréstimo costuma ter juros mais baixos.

  •  Refinanciamento de imóvel

Essa modalidade de crédito pessoal é destinada a pessoas que têm imóvel próprio e quitado. Nesse caso, o imóvel entra como garantia no empréstimo. Caso se deixe de pagar o empréstimo, o imóvel pode ser tomado pelo banco.

Dependendo da instituição, pode-se conseguir um empréstimo de até 60% do valor do imóvel. Como se tem uma garantia, o valor do empréstimo costuma ser maior e os juros menores que um empréstimo para negativado.

  • Refinanciamento de veículo

Seguindo a mesma linha do refinanciamento de imóvel, o refinanciamento de veículo usa como garantia um carro ou moto, se estes estiverem quitados.

O valor do empréstimo varia de acordo com a instituição, mas sempre será proporcional ao valor do veículo. Então, quanto mais novo o veículo, melhores as condições do empréstimo.

Seja VIP!

Saiba tudo sobre empréstimos e cartões de credito direto no seu Email

View all contributions by

Autor de varios blogs sobre empreendedorismo e renda extra, trabalha atualmente 100% pela internet.

{ 0 comments… add one }

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.